quinta-feira, 15 de julho de 2010

BrOffice no mercado de trabalho

No mundo capitalista em que vivemos o lucro vem sempre em primeiro lugar, e no ramo da informática não é diferente. As empresas estão voltando seus olhos para os programas de código fonte aberto. Mais o que seria isso? Você pode está se perguntando. Um programa de de código fonte aberto é aquele no qual os usuários tem a autonomia de fazer modificações em toda a estrutura de códigos que está por traz da execução do programa (código fonte), que geralmente essas modificações são a fim de melhoramentos e correções de “bugs”. Esses tipos de programas são em sua grande maioria gratuitos, como é o caso do BrOfiice, uma versão brasileira do OpenOffice.

O BrOffice tem sido visto com bons olhos por grandes empresas, tanto privadas como governamentais. A grande prova disso é que na maioria dos concursos que são aplicados para a seleção de mão de obra um assunto muito cogitado é o BrOffice.

(Em relação ao Microsoft Office)

-As vantagens:

É um programa leve, eficiente e estável (o mais importante) que suporta vários tipos de extensões (mesmo as do Microsoft Office) e também possui já integrado um exportador para .pdf, que é um dos formatos mais utilizados para documentos, apostilas entre outros tipos na internet.

-Desvantagens:

Seu design é um tanto quanto ultrapassado, lembra o Microsoft Office 2003. Seu aplicativo para criação de slides não possui tantos exemplos, ferramentas e opções de edição quanto o Power Point 2007/2010. Não dispõe de tantos atalhos para ferramentas e isso acaba as vezes dificultando o seu manuseio, o que para leigos se torna muito desconfortável.

Por fim, deixo a dica da utilização desse ótimo suite de aplicativos e é sempre bom lembra gratuito, que cada vez mais faz parte do nosso dia a dia de “computeiro e concuseiro”.


Breve, dicas de utilização.

Site para download: BrOffice 3.2

2 comentários: